Nós já conhecemos a famosa Black Friday, mas muitas pessoas ainda não tem conhecimento do Dia do Cliente. Comemorada em Setembro, a data surgiu no Rio Grande do Sul, e é celebrada desde 2003. Seu objetivo é movimentar as vendas no varejo deste mês, já que nesse período não existem muitas datas comemorativas, logo, é um período fraco de vendas.
O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos. O intuito além do comercial, era homenagear os clientes, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e comerciantes. Mais do que oferecer benefícios e promoções, a data é focada na valorização do cliente – que é o centro de toda relação de consumo.
Quando é comemorado o Dia do Cliente?
A data é celebrada no dia 15 setembro, 6 meses depois do Dia do Consumidor. Marcada por possuir descontos e promoções exclusivas, ela impulsiona o comércio: uma curiosidade interessante é que a data é celebrada entre outras duas muito potentes: o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.
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Apesar de ter o foco no consumidor, uma pesquisa realizada em 2021 revelou que o Dia do Cliente não é tão conhecida pelos brasileiros. Apesar deste entrave, o dia é visto como uma ótima oportunidade para a criação de ações, e uma chance do consumidor economizar nas compras.
Como aproveitar a data?
- Saiba quais produtos você deseja comprar;
- Pesquise em mais de uma loja;
- Faça uma comparação de preços;
- Utilize cupons de desconto;
- Aproveite o frete grátis.
Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?
Mencionamos acima que O Dia do Cliente acontece 6 meses depois do Dia do Consumidor. Os nomes acabam causando confusão, mas são duas coisas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e visa a defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada mundialmente em 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Já o Dia do Cliente surge com caráter promocional, orientada a homenagear os clientes. É importante não confundir as duas, já que a proposta é diferente, logo, exige planejamentos nas estratégias da empresa.
E você, já decidiu quais serão as ações da sua marca ou empresa terá nessa data?