Brand Experience: por que investir na experiência de marca?

No passado, a relação de marcas e clientes terminava no momento em que ele adquiria um produto ou serviço. Mas com a evolução das relações de consumo, o Brand Experience ganhou força, e as marcas almejam conquistar a preferência do consumidor para se manter num mercado cada vez mais competitivo. O brand experience, ou “experiência… Continuar lendo Brand Experience: por que investir na experiência de marca?

No passado, a relação de marcas e clientes terminava no momento em que ele adquiria um produto ou serviço. Mas com a evolução das relações de consumo, o Brand Experience ganhou força, e as marcas almejam conquistar a preferência do consumidor para se manter num mercado cada vez mais competitivo.

O brand experience, ou “experiência da marca”, é um conceito que fortalece a relação das marcas com os clientes em todos os momentos de interação. Essa necessidade foi crescente justamente pela procura dos consumidores por algo que fosse além de produtos e serviços. Exigentes, os clientes tem buscado boas experiências e, nesse cenário, as marcas que desejam alcançar sucesso precisam construir relacionamento, comunidade, e gerar engajamento – É com essa técnica que se despertam sensações e bons sentimentos, gerando satisfação e consequentemente fidelização.

O que é Brand Experience

Explicamos um pouco acima sobre, mas vale contextualizar: o brand experience é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de interagir com clientes com experiências de integração, ou seja – ações capazes de criar valor e percepção emocional positiva. De modo geral, a busca é de que os consumidores se encantem com a marca através de um relacionamento forte, e que também tenham contato com os produtos e serviços de formas variadas.

Como essa estratégia é aplicada?

Através de experiências inovadoras, únicas e diferentes. É preciso um planejamento consistente para construir o que a marca representa para o consumidor. Brand experience é intencional e precisa sensibilizar, ir além do que é considerado tangível.

Considere todos os sentidos do corpo, aposte em experiências olfativas, gastronômicas, visuais (principalmente) e paupáveis. Um exemplo bom de brand experience foi a ativação da LATAM, que neste ano levou uma experiência sensorial para o público, onde era possível ficar pendurado por cabos, e ter a experiência de sobrevoar alguns destinos de viagem emblemáticos da companhia, como Salvador, Rio de Janeiro e Paris.

A satisfação do cliente também não é garantia de fidelização. É preciso surpreender o consumidor de forma única para que ele perceba valor na marca, e para isso você deve alinhar interações que cultivem a lealdade.