Como as marcas estão trabalhando a sustentabilidade?

Conhecer sobre sustentabilidade pode ser uma vantagem para marcas e empresas, especialmente no mundo moderno, onde as demandas da sociedade estão ligadas com o meio ambiente e impacto social. Mas assim como a maioria das ações, as corporações precisam sair do discurso e colocar esse tema em prática. Meio ambiente, impacto social e economia requerem… Continuar lendo Como as marcas estão trabalhando a sustentabilidade?

Como as marcas estão trabalhando a sustentabilidade para além do discurso?

Conhecer sobre sustentabilidade pode ser uma vantagem para marcas e empresas, especialmente no mundo moderno, onde as demandas da sociedade estão ligadas com o meio ambiente e impacto social.

Mas assim como a maioria das ações, as corporações precisam sair do discurso e colocar esse tema em prática. Meio ambiente, impacto social e economia requerem bases sólidas – a sustentabilidade pode ser pensada como um conceito onde as empresas usam sua força financeira para criar produtos e serviços alinhados com o ambiente que atuam.

E como as marcas mostram isso, para além do discurso?

É fundamental que elas se conectem aos seus consumidores em três níveis: comportamento , necessidades sociais e necessidades emocionais.

Quando uma marca atende as expectativas do consumidor, o branding pode se fortalecer e o cliente se sente mais próximo da empresa. A Natura, por exemplo, apoia e realiza ações direcionadas para o meio ambiente e educação. Isso cria um laço de confiança e engajamento entre os consumidores da marca, além de gerar resultados positivos para o meio ambiente e educação.

No centro desse tema, existe um senso de responsabilidade pessoal de promover mudanças, agir de forma sustentável e considerar o impacto no planeta. Os valores das marcas devem estar alinhadas com essa realidade.

Foi estabelecido para as empresas o “Tripé da Sustentabilidade”, que consiste em práticas sociais, ambientais e econômicas, que precisam estar alinhadas para seu desenvolvimento.

No âmbito social, seu objetivo é promover qualidade de vida às pessoas ligadas, direta ou indiretamente à empresa, dentro ou fora da companhia.

Já no ambiental, consiste em ações para minimizar os impactos causados por suas atividades, usando matérias-primas, reciclagem e fontes de energia renováveis de forma eficiente.

No contexto econômico, o foco é a lucratividade, mas deve-se pensar como a empresa sustenta o uso de recursos naturais que viabiliza a qualidade de vida de seus colaboradores.

Exemplo de práticas sustentáveis

Ambev

Uma das principais produtoras de bebidas do Brasil, garante que, até o ano de 2023, 1/3 dos caminhões que distribuem seus produtos será elétrico, sendo 1.600 dos 4.800 que já circulam normalmente. Isso significa que os caminhões, por serem elétricos, não utilizarão, como combustível, o diesel, nem emitirão gases de efeito.

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A sua empresa já elaborou um discurso e boas ações de impacto social?