Pesquisa mostrou que em todas as perguntas, o preço aparece como o fator mais importante na hora de comprar chocolates de Páscoa.
Para entender melhor os hábitos sociais das pessoas e em busca de conhecer as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas, em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.co, divulga a edição do Pulso de Páscoa que compreende a necessidade e prioridades dos consumidores na data, para esta data o Pulso contou com a participação de 1323 pessoas de nove cidades.
A pesquisa perguntou quais das atividades habituais de Páscoa fazem parte da comemoração. O almoço em família se destaca com 63% e ainda o almoço com a troca de ovos/chocolates: 29%. Pratos típicos no almoço de domingo aparecem com 24%; ir à missa, 14%; caça aos ovos com as crianças, 13%; churrasco em casa, 11%; viajar com a família se mostrou uma opção quase nula com 3% e troca de presentes sendo não apenas ovos e chocolates, 2%.
Quanto ao que não pode faltar na Páscoa, os chocolates em geral ganharam o primeiro lugar com 36%, deixando os Ovos de Páscoa em segundo com 28%. Já o bacalhau recebeu 24% dos votos; peixe, 23%; vinho, 9%; churrasco, 8%; Colomba/rosca de Páscoa, 6%; Presentes (substituindo os ovos), 2%; teve 14% dos votos, trazendo um lado mais sentimental do que material onde os entrevistados escreveram palavras como família, fé, paz, amor, descanso, reflexão e sossego.
E o bolso para a comemoração deste ano?
O consumidor ainda se encontra em recuperação dos anos pandêmicos e cauteloso em relação aos gastos e se resguardando em momentos especiais com a família, 57% declararam estarem mais apertado e com isso fará menos compras; 16% disseram que embora estejam apertados financeiramente, vão manter a tradição de família; 22% está igual aos anos anteriores, nada mudou; 5% está melhor mas vai manter os hábitos de família e 0% declararam estarem melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.
Quais fatores são mais importantes na hora de comprar chocolates de Páscoa?
Em disparada, o fator Preço com 48% dos optantes, seguido com Promoção (preço especial), para 33%. Ao que parece os consumidores estão deixando suas preferências de sabor e marca em segundo plano, visto que houve um aumento de preço significativo em relação a 2021. Assim, Ser do chocolate que eu gosto (ex: Alpino, Diamante negro) aparece com 30%; Sabor de preferência: 28% e Marca do fabricante: 17%.
“A Páscoa sempre foi uma data muito importante na agenda das famílias. Desde o planejamento do almoço até as brincadeiras com as crianças. Acontece que houve um aumento muito grande nos valores dos chocolates em geral, e isso faz com que as pessoas procurem outras maneiras simbólicas de comemorar a data, fazendo ainda mais atividades caseiras e em família. Por isso, as marcas devem ficar de olho nessas mudanças e procurar um caminho que atenda o cenário em que o consumidor se encontra.”analisa Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.
Até mesmo a vontade e pedidos específicos de sabores e brindes ficam para trás nessa Páscoa, com a Opinião/pedido dos filhos sendo 10%; Ser do mesmo sabor/marca que comemos normalmente: 10%; Brinde: 7%; Ter uma apresentação elegante: 6%; Promoção (sorteio): 5%; Ser temático: 5%; Ser vegano: 4%; Sem açúcar: 4%; Ter disponível no mercado: 4%; Sem lactose: 2% e Embalagem para presente: 2%.