Hoje, dia 19 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Inovação, e o Brasil vem se destacando em alguns aspectos quando o assunto é o avanço da tecnologia no país. Aprovada há mais de uma década pelo Congresso Nacional, a data destinada para celebrar o Dia Nacional da Inovação, foi uma proposta idealizada com o objetivo de incentivar o crescimento da inovação em tecnologia, recursos científicos e intelectuais.
Leia também: Bazinho Ferraz, um dos empresários que elevou o live marketing no Brasil, fala sobre inovação
Para se ter uma ideia dessa perspectiva, o Brasil está na 57º posição no Índice Global de Inovação (IGI) dentre os 132 países que compõem o ranking e este ano subiu cinco posições em relação a 2020, liderando dentre os países da América Latina.
A reflexão que se pode tirar após essa análise, é que os maiores avanços do Brasil em relação aos dados de 2020 se deram nos indicadores de crescimento da produtividade no trabalho e de gastos com software.
Inovação nas cidades brasileiras
E existem regiões em que o avanço é tão notório, que algumas cidades vem tornando-se novos pólos de tecnologia, como Belo Horizonte, Santa Rita do Sapucaí e Minas Gerais. Além delas, as cidades da região do norte/nordeste do país, metrópoles como Recife e Fortaleza.
O reconhecimento em startups inovadoras na cidade de Taubaté, interior da capital de São Paulo, também teve grande importância no final do ano passado. A cidade esteve presente entre os finalistas do prêmio Startup Awards na categoria de comunidade revelação, junto com Tambaqui Valley, de Rondônia, e Blumenau, em Santa Catarina.
Tecnologia e criatividade: as startups mais inovadoras do país
Uma mistura de inovação e doses de criatividade, aliada a um modelo de negócio viável, que gere lucro, e um grupo de pessoas com brilho nos olhos para encarar um projeto com pouco investimento. Essas são as startups, organizações em fase inicial, que possuem propostas de negócio inovadoras e um modelo que pode ser replicado e escalado para alcançar um mercado e resolver um problema de um público específico.
No Brasil, as 5 startups mais inovadoras são:
- Guia Bolso;
- Samba Tech;
- TruckPad;
- Nubank;
- Descomplica.
De 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%.
Mas muitas delas existem e fazem sucesso não somente pela criatividade e solução do produto e serviço, mas principalmente pelas incubadoras, que tem o objetivo principal de desenvolver um negócio. As incubadoras dispõem de uma infraestrutura adequada capaz de promover boa experiência gerencial, contando com apoio de contabilidade, gestão financeira, marketing, área de gerência, cursos e treinamento, além disso, o networking nesses ambientes é ainda mais amplo.
Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Brasil tem um total de 363 incubadoras, sendo que 61% delas são mantidas por universidades, e seus projetos agregaram um total de R$ 551 milhões à economia do país.