4 dicas para superar os desafios na construção de uma marca

Consolidar uma marca forte que consegue engajar seu público já é um desafio por si. Nesse sentido, voltar a atenção para a estratégia torna-se o principal caminho para começar a construção de uma marca. Um projeto bem desenvolvido é capaz de oferecer resultados que tornam as marcas amadas e admiradas pelos públicos de interesse, sejam… Continuar lendo 4 dicas para superar os desafios na construção de uma marca

4 dicas para superar os desafios na construção de uma marca

Consolidar uma marca forte que consegue engajar seu público já é um desafio por si. Nesse sentido, voltar a atenção para a estratégia torna-se o principal caminho para começar a construção de uma marca.

Um projeto bem desenvolvido é capaz de oferecer resultados que tornam as marcas amadas e admiradas pelos públicos de interesse, sejam consumidores, colaboradores, acionistas ou clientes. Elas precisam elaborar um discurso único e coerente, com o objetivo de sobreviver no mundo de hoje.

Neste artigo, separamos 4 dicas para superar os desafios na construção de uma marca. Veja abaixo quais são eles.

Transforme riscos em oportunidade

Na maioria das vezes, o espontâneo é incerto e implica coragem. Mas se pensarmos de formas estratégicas, ele pode se tornar um convite para assumir uma realidade: nosso controle é muito menor do que imaginamos.

Mas existe algo que pode ser controlado: nossa criatividade e poder de improviso diante de situações. Os riscos e possíveis crises, diante de um olhar criativo, podem se tornar grandes oportunidades para cativar seu público e alavancar sua marca.

Um bom exemplo dessa prática aconteceu no BBB22, quando a cantora Naiara Azevedo errou o nome da marca de amaciante Downy – chamando-a de “Dôni”. Com a repercussão nas redes sociais, a cantora se tornou embaixadora da marca.

Sem parceria, não se constrói uma marca

Existe um provérbio africano que diz: “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”, e como bem parafraseado por Isabella Zakzuk, diretora sênior de Operações de Marcas da P&G Brasil, “é preciso uma aldeia para construir uma marca”.

Unidas, as marcas se fortalecem e, além disso, proporcionam fortalecimento de relações profissional e muito aprendizado. Essa força das parcerias consolida a relação dos consumidores e clientes.

Posicione-se sem medo

Empresas sem posições firmes podem acabar ficando para trás em um mundo cada vez mais engajado. Muitas marcas ainda sentem receio de se posicionar em relação a assuntos de interesse social e público.

Mesmo com esse receio, as marcas precisam olhar pra realidade: esse pensamento não cabe mais no mundo corporativo. Os consumidores esperam que as marcas estejam engajadas, e isso pode pesar de forma positiva nas suas decisões.

Lembre-se: posicionamento e atitudes fazem toda a diferença para estreitar laços com o público. E mais: faça isso da maneira certa, com ações efetivas, não somente no discurso.

Recalcule rotas sempre que necessário

Às vezes, por mais interessante que seja um projeto, ele precisa passar por um rebranding. Construir uma marca tem a ver com revisitar a mensagem que está sendo transmita e estar aberta a mudanças.

Não precisa nem “sentir” que a mudança de direção precisa acontecer. Em alguns casos, a própria situação te coloca esse fato como uma única opção.

Se você sente essa necessidade de mudar de direção, pode ser um sinal de que é a hora de repensar o seu posicionamento. Recalcular a rota é normal! Faz todo sentido trazer para a sua marca, por meio do branding, seus aprendizados sobre si mesma e suas novas descobertas. Criar essa nova rota faz parte da jornada!

Na medida que seu projeto evolui e vai trazendo novas experiências, existem os riscos para recalcular a rota. Nesse caso, a criatividade – já mencionada anteriormente – pode ser sua principal aliada, junto com o olhar empático, evidenciando a humanidade por trás da comunicação.

Você está preparado para esses desafios na construção da sua marca?