Pandemia e redes sociais: o que dizem os estudos sobre o aumento do uso?

Com a chegada da pandemia e consequentemente da quarentena, houve um fenômeno digital que já esperado e foi impulsionado: o aumento do uso das redes sociais. Segundo uma pesquisa de 2020 da Report in Digital, antes da pandemia, o Brasil possuía mais de 140 milhões de perfis ativos – 66% da população brasileira. Com a… Continuar lendo Pandemia e redes sociais: o que dizem os estudos sobre o aumento do uso?

Pandemia e redes sociais: o que dizem os estudos sobre o aumento do uso?

Com a chegada da pandemia e consequentemente da quarentena, houve um fenômeno digital que já esperado e foi impulsionado: o aumento do uso das redes sociais.

Segundo uma pesquisa de 2020 da Report in Digital, antes da pandemia, o Brasil possuía mais de 140 milhões de perfis ativos – 66% da população brasileira. Com a impossibilidade de sair de casa e interagir pessoalmente, muitos brasileiros viram nas redes sociais uma maneira mais possível de contato e interação.

Esse efeito foi positivo para o varejo, por exemplo. Segundo uma pesquisa divulgada em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 91% dos consumidores conectados realizaram alguma compra online entre 2020 e o ano seguinte. Desse total, 87% utilizaram seus celulares para concluir uma encomenda.

Aumento do uso entre os jovens

Existem outros dados mais curiosos sobre isso, e envolve a Geração Z: O Relatório Global de Perspectivas de Mídia apontou que esse aumento foi impulsionado pelos mais jovens, em especial o streaming de áudio: 38% dos entrevistados de 18 a 24 anos planejam aumentar o consumo de música nos próximos 12 meses, e 23% da mesma faixa etária pretendem dedicar mais atenção a podcasts ao longo do ano.

Fenômeno veio pra ficar

Ao que parece, mesmo com o relaxamento das medidas de proteção e flexibilização da quarentena, as pessoas incorporaram de fato as redes sociais em suas vidas.

Um estudo da inglesa GWI apontou que antes da pandemia, 56% dos nascidos entre 1946 e 1964 preferiam jogar online e, agora, esse número subiu para 65%. O uso das redes pelos Baby Boomers também aumentou: um em cada quatro utiliza as plataformas digitais para se informar ou entreter.

Todos os dados apresentados neste post são reflexo do processo de digitalização – as pessoas estão deixando de sair de casa, e tem mais tempo para estarem conectadas de forma online.

Pensando nessa expansão que só aumenta e cada vez mais usuários chegam nas redes sociais, as empresas precisam pensar em como agir e se posicionar em relação ao seu público, e esse aumento é uma grande oportunidade paras as marcas criarem diálogo contínuo e gerar confiança em seus clientes.

Esteja atento e surfe na onda das mídias digitais e dos memes. Essa presença no universo digital aumenta a visibilidade, gera mais relacionamentos, possibilita um melhor posicionamento de marca e muito engajamento.