Temos mais uma rede social fazendo sucesso entre usuários, e dessa vez só é permitido “fotos de agora”. O aplicativo BeReal foi lançado em 2020, mas bombou mesmo em 2022 – os usuários mensais ativos cresceram 315%. E O BeReal, rede social de fotos instantâneas não para de crescer: atingiu o marco de mais de 53 milhões de downloads em todo o mundo na App Store e no Google Play.
O aplicativo envia todos os dias uma notificação, sem hora marcada, e os usuários têm dois minutos para postarem duas fotos simultâneas, ou seja, ao mesmo tempo: uma selfie e outra da câmera traseira. O segredo do sucesso está na autenticidade: não tem filtros ou possibilidades de edições.
Outra rede social incorporou o BeReal
Uma semana depois de ser lançado dos Estados Unidos, o Tik Tok Now, mais uma versão do BeReal desembarcou em solo brasileiro. O aplicativo precisa ser baixado mesmo que o usuário já tenha o Tik Tok instalado em seu celular. Com interface e mecânicas idênticas ao do BeReal, o aplicativo já disputa as primeiras posições na Apple Store e Google Play.
Poucas horas após seu lançamento, a novidade da ByteDance já estava entre o top 10 aplicativos mais baixados da Apple Store e do Google Play, na categoria de redes sociais. Na loja da Apple, o BeReal manteve sua posição no primeiro ranking, enquanto o Tik Tok Now aparecia em sétimo lugar. Já na Play Store, o Bereal apareceu na décima posição e o Tik Tok Now, na oitava.
Vale ressaltar, no entanto, que as posições dos rankings não servem como métrica para o número absoluto de downloads do aplicativo, mas sim como medida de popularidade das plataformas no momento. E existe uma diferença gritante entre os dois aplicativos: o Tik Tok Now possui vídeos de 10 segundos, diferente do BeReal, e também tem a possibilidade de importar seus amigos do Tik Tok para o Now, criando uma comunidade na rede social de forma mais rápida.
E essa competição está apenas começando: o Instagram também aderiu à câmera dupla e confirmou que está trabalhando em uma ferramenta parecida às das plataformas citadas.
O que as pessoas esperam das redes sociais?
Apesar dos 53 milhões de downloads por todo o mundo, o uso desta rede social ainda caminha a passos curtos. O “boom” do BeReal aconteceu entre janeiro e setembro deste ano, e em números, viu-se um aumento de quase 23 vezes de seus usuários ativos mensais. Ao que parece, postar fotos espontâneas em momentos aleatórios do dia agradou a Geração Z.
Mas a alta popularidade não significa tanto assim. O uso diário do aplicativo tem sido baixo – no último trimestre, apenas 9% dos usuários de Android abriram o BeReal todos os dias (isso explica, talvez o oitavo lugar na Play Store). Esse resultado fica muito abaixo dos seus concorrentes, como Instagram (39%), TikTok (29%), Facebook (27%), Snapchat (26%), YouTube (20%) e Twitter (18%).
Quando falamos de aquisição de novos usuários, fazer com que as pessoas realmente usem um aplicativo é diferente de simplesmente baixá-lo — tem sempre aqueles que só entram pra matar a curiosidade.