PIX bate recorde e alcança boleto no e-commerce

O pagamento via  PIX nas lojas on-line do país voltou a atingir um novo recorde e, agora, o pagamento instantâneo segue na segunda posição entre as formas de pagamento, dividindo espaço apenas com o boleto no e-commerce. As informações são do Estudo de Pagamentos Gmattos de 2022. O levantamento ainda apontou que o cartão de… Continuar lendo PIX bate recorde e alcança boleto no e-commerce

PIX bate recorde e alcança boleto no e-commerce

O pagamento via  PIX nas lojas on-line do país voltou a atingir um novo recorde e, agora, o pagamento instantâneo segue na segunda posição entre as formas de pagamento, dividindo espaço apenas com o boleto no e-commerce.

As informações são do Estudo de Pagamentos Gmattos de 2022. O levantamento ainda apontou que o cartão de crédito segue na liderança do ranking, com 98,3% de aceitação. No entanto, mudanças significativas tem surgido nesta modalidade, com menos lojistas dispostos a trabalhar com o parcelamento em 12 vezes sem juros.

Leia mais: 5 mitos sobre a transformação digital que você precisa esquecer 

Em janeiro do ano passado, o PIX era o quinto do ranking, aceito por 16,9% dos e-commerces no Brasil, enquanto a aceitação do boleto erra de 74,6%. Em maio deste ano, enquanto o boleto ostentava uma aceitação de 76,3%, o PIX atingia 74,6%. Em julho, ambos parearam nos 78%.

Fonte: Estudo de Pagamentos Gmattos

78% das lojas analisadas ofereciam a opção de pagamento via PIX em julho, patamar que era de 16,9% no início de 2021, época em que o levantamento começou a ser realizado. Esse percentual se repetia quando o boleto foi analisado. Já o cartão de crédito é aceito em 98,3% dos varejistas. O estudo considerou 59 lojas on-line, que juntas representam 85% do comércio.

Esse crescimento tem relação com o fato de lojistas oferecerem incentivos para os clientes pagarem suas contas com o PIX: descontos que chegam à 10% foram observados em 24% das lojas que aceitam a modalidade – uma estratégia que se torna cada vez mais comum, de acordo com o levantamento.