Game Marketing: como criar estratégia através do Marketing digital?

Assim como é feito em filmes e séries de TV, o Game Marketing é uma estratégia de divulgação de uma marca, produto ou serviço dentro ou por meio dos jogos, muito parecida como Marketing digital, e pode ser muito vantajosa para os anunciantes. Quem acabou de chegar nesse universo precisa saber: o Brasil é o… Continuar lendo Game Marketing: como criar estratégia através do Marketing digital?

Como criar uma estratégia de games através do marketing digital?

Assim como é feito em filmes e séries de TV, o Game Marketing é uma estratégia de divulgação de uma marca, produto ou serviço dentro ou por meio dos jogos, muito parecida como Marketing digital, e pode ser muito vantajosa para os anunciantes.

Quem acabou de chegar nesse universo precisa saber: o Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de jogadores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, que são grandes potências do ramo.

Os jogos têm ganhado muito espaço no mercado, sendo considerado, inclusive, como modalidade esportiva, com direito a campeonatos e ligas. Com esse crescimento, nasce a grande dúvida de quais são as estratégias de marketing envolvidas nessa evolução.

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Apesar dessa estratégia usar ferramentas consolidadas do marketing digital, as ativações em games tem seus diferenciais. Isso porque o consumidor dos jogos já tem uma relação diferente com esses produtos, e as estratégias foram se adaptando em como esse consumidor se envolve e consome com os jogos.

Quando uma franquia ou desenvolvedora anuncia a continuação de um jogo ou até mesmo um novo, os fãs dos games esperam ser surpreendidos. Jogos como GTA V, Redemption 2 e Cyberpunk 2077 passaram por esses momentos. Anunciar o que está sendo feito e fazer pequenos easter eggs, cria um envolvimento do público – que por vezes pode ser arriscado se essas expectativas não são supridas.

Como criar uma estratégia de games através do marketing digital?

Na prática, essa estratégia consiste em aproveitar esse cenário e os diversos canais para promover uma marca. Pode ser por meio de um jogo proprietário, uma inserção natural ou uma convencional. A vantagem do marketing nos games é a variedade de espaços de divulgação, dessa forma, você pode encontrar a que melhor se encaixe em seu objetivo.

Nos últimos anos, o mercado tem percebido que os fãs de jogos digitais se engajam com ações que constroem relações de longo prazo, como ações in-game, que são recorrentes no mercado, sendo mais imersivas. Uma pesquisa da Game Brasil 2021 apontou que mais de 66% dos consumidores concordam que uma propaganda no contexto do game é interessante.

Diferentes aplicações

Elas podem ser sutis ou mais incisivas. Um exemplo disso foi a Havaianas, que em parceria com o game Fortnite criaram um mapa do game. Outras empresas recorreram ao Roblox, um jogo multiplataforma, para realizar campanhas de marketing ou adicionar produtos no mundo digital durante a pandemia.

Jogos de futebol e outros esportes têm placas de publicidade exclusivas para suas plataformas, permitindo uma experiência mais real e expondo marcas, empresas e serviços. As opções são muitas.

Ações específicas

A segmentação clara do público precisa ser muito clara e ter relação com os jogos e plataformas. Logo, apostar em ativações que mais tenham a ver com que consome é uma forma efetiva de obter bons resultados. Esse é um comportamento alinhado com as principais tendências do Marketing Digital.

Um outro exemplo foi realizado pelo O Boticário, que em parceria com “Avakin Life”, um jogo de realidade virtual, que colocou uma loja dentro do jogo para gerar engajamento com os internautas. Os participantes eram convidados a cumprirem desafios sobre o universo da beleza, e ao fim delas, eram premiados com BitCoins.

Essa ativação mostrou que conteúdos que geram valor o oferecem recompensas são boas formas de ganhar atenção dos jogadores para sua marca.

Reformular rotas, se necessário

O mercado dos games está sempre atualizando, e criando coisas novas. Investir em pesquisa e personalização para criar conteúdo de valor para o público. Com essa mudança constante, é imprescindível estar aberto para possíveis mudanças de planos, já que os jogos nunca são os mesmos para sempre.