5 dicas para não cair nas Fake News das eleições

Com as eleições presidenciais cada vez mais próximas, a palavra “Fake News“, ou notícias falsas ganham mais força no cenário nacional. Mesmo com o aumento do uso das redes sociais, é comum que algumas pessoas tenham dificuldade de distinguir o que é notícia verdadeira ou informação enganosa, especialmente em um cenário onde se recebe diariamente… Continuar lendo 5 dicas para não cair nas Fake News das eleições

5 dicas para não cair nas Fake News das eleições

Com as eleições presidenciais cada vez mais próximas, a palavra “Fake News“, ou notícias falsas ganham mais força no cenário nacional. Mesmo com o aumento do uso das redes sociais, é comum que algumas pessoas tenham dificuldade de distinguir o que é notícia verdadeira ou informação enganosa, especialmente em um cenário onde se recebe diariamente uma avalanche de informações em diferentes formatos.

O Brasil acaba oferecendo um cenário perfeito para essa guerra informativa que toma conta do debate político. As redes sociais são um terreno fértil para estimular a polarização dos discursos através das Fake News.

Diante dessa realidade, separamos 5 dicas para não cair nas Fake News das eleições 2022. Esteja atento a cada uma delas:

1 – Cheque a informação

É fundamental verificar as informações que chegam sobre eleições, processo eleitoral e candidatos. Existe, inclusive, uma campanha antidemocrática que questiona a urna eletrônica e a confiança nas eleições. Procure sempre por fontes confiáveis de conteúdo, como o  Fato ou Boato, criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente para desmentir conteúdos falsos. Outros sites, como Agência Lupa, Aos FatosBoatos.org e Comprova, também são exemplos de portais que verificam a veracidade do conteúdo.

2 – Confira o texto e a data

Uma das formas mais comum de espalhar Fake News é descontextualizando conteúdos verdadeiros para transmitir mensagens destorcidas. Como por exemplo, entrevistas e frases cortadas propositalmente, gerando sentidos distintos do que foi realmente falado. Procure sempre saber quem fez a apuração, quando o conteúdo foi feito, o contexto e o veículo que divulgou a notícia original.

3 – Dê preferência para sites jornalísticos

Essa é uma das formas de saber se uma notícia é Fake News, verificando sites jornalísticos, sobretudo os mais conhecidos. Vale ressaltar que existem diferentes abordagens dos fatos, já que cada veículo tem uma linha editorial. Porém, um jornalismo sério mantém o fato na notícia. Desconfie se as informações aparecem em um único portal ou em um grupo pequeno de sites desconhecidos, e não compartilhe!

4 – De olho na gramática

Matérias jornalísticas de veículos confiáveis não costumam explorar textos com caixa alta ou usando emojis, por exemplo. Sites que fazem a divulgação de Fake News apresentam erros de português, de formatação e uso exagerado de pontuação. Há também informações chocantes e inacreditáveis. Desconfie sempre e não compartilhe.

5 – Atenção redobrada em mensagens compartilhadas em grupos

Listas de transmissão e mensagens de desconhecidos também são pontos a serem analisados. Muitas vezes, mensagens compartilhadas desse modo não são confiáveis. Além disso, é proibido fazer propaganda por meio de disparo em massa de mensagens instantâneas sem o consentimento do destinatário.