A inovação no Brasil pelo olhar de Bazinho Ferraz

Muitas pessoas acreditam que a inovação é a criação de novas tecnologias, mas para Bazinho Ferraz, Founder da B&Partners, ela tem outro significado. “Inovação é não se limitar a formatos e ter capacidade de usar todos os elementos disponíveis para solucionar um problema. Ao mesmo tempo, é muito difícil pensar em inovação sem o uso… Continuar lendo A inovação no Brasil pelo olhar de Bazinho Ferraz

A inovação no Brasil pelo olhar de Bazinho Ferraz

Muitas pessoas acreditam que a inovação é a criação de novas tecnologias, mas para Bazinho Ferraz, Founder da B&Partners, ela tem outro significado.

“Inovação é não se limitar a formatos e ter capacidade de usar todos os elementos disponíveis para solucionar um problema. Ao mesmo tempo, é muito difícil pensar em inovação sem o uso inteligente de dados e tecnologia, porque no fim das contas é isso o que vai trazer coisas mais úteis e interessantes para as pessoas. Nosso propósito na B&Partners.co, é justamente esse, provocar a transformação e evolução sustentável de empresas, marcas e pessoas. Isso é inovar”

o Brasil brilhou e vem brilhando quando o assunto é inovação, justamente pela ousadia do brasileiro em experimentar e fazer acontecer, apesar de tudo.

“Brasileiro é empreendedor e inovador por natureza, independente de ser necessidade ou inovação, ele vê oportunidade em tudo. Brasileiro sabe fazer negócio criativo e isso não está somente na publicidade, mas também na questão tecnológica, a exemplo a Postmetria que temos na B&P Ventures, uma startup de CXaaS que enxergou a oportunidade de entregar um NPS sem fazer a pergunta básica que toda marca faz, eles olham para todos os canais em que o consumidor está, e de lá extraem um entendimento claro sobre satisfação com a marca. É possível inovar em tudo, o tempo todo, em qualquer mercado e o Brasil sabe fazer isso muito bem”, explica. 

Não é de hoje que o país vem enfrentando uma crise econômica, e pela necessidade ou pelo ímpeto de superar o momento difícil o brasileiro usa da inovação para criar novas oportunidades. “O Brasil já vem se destacando e participando de eventos internacionais há anos. Além disso, a crise sempre estimulou o brasileiro justamente a se reinventar e inovar, são nos piores momentos em que conseguimos enxergar as oportunidades, e são nessas crises que o senso de comunidade do país aumenta para além de enxergar, criar oportunidades”, conta Bazinho. 

“Nosso mercado tornou-se altamente especializado, tanto do lado da demanda quanto do lado da oferta. O Brasil está com um cenário de startups enorme, são milhares existentes, se for pra falar de um em específico eu citaria o de games, que tem crescido e se destacado absurdamente. A chegada no metaverso também impulsiona essas novas demandas e eleva o patamar criativo do Brasil, que consegue achar oportunidade de negócios em qualquer esfera”.

O Brasil subiu cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) de 2021, levantamento anual que avalia 132 países, de acordo com uma série de indicadores relacionados à inovação. Porém, apesar de aparecermos no 57º lugar este ano, o país ainda encontra-se com dez posições a menos do que a ocupada há uma década. Com esse dado, é importante pensar em formas de fortalecer a inovação no país, e o CEO aponta um dos caminhos possíveis.

O que eu acredito que fortalece a inovação é estabelecer conexões entre habilidades e talentos diferentes, fortalecendo a diversidade de expertises e de pessoas. Além disso, precisamos como empresários pensar em como apoiar novos empreendedores. A inovação precisa de apoio, é com esse mindset que inclusive estruturamos a B&P Ventures, que atua como corporate venture capital acelerando plataformas de retailtech e de martechs”. 

“Sinto que para alavancar essa cultura, é preciso deixar um pouco de lado a competição, a necessidade de sair sempre na frente e criar mais oportunidades que sejam vistas como aliadas para uma startup nova ou uma empresa que está precisando de ajuda para sua expansão e crescimento”, finaliza.