Como a tecnologia influencia o marketing?

Um fato incontestável é que a transformação digital trouxe impactos nas formas de fazer negócio. Logo, o marketing também foi atingido por essas mudanças, e a tecnologia passou a influenciá-lo Como falamos em outros artigos, no passado, o marketing não era um sistema de interação. O cliente tinha participação mais passiva, ou seja, ouvia mas… Continuar lendo Como a tecnologia influencia o marketing?

Como a tecnologia influencia o marketing?

Um fato incontestável é que a transformação digital trouxe impactos nas formas de fazer negócio. Logo, o marketing também foi atingido por essas mudanças, e a tecnologia passou a influenciá-lo

Como falamos em outros artigos, no passado, o marketing não era um sistema de interação. O cliente tinha participação mais passiva, ou seja, ouvia mas quase não era ouvido. A alta eficiência nos resultados de captação do público tornam o marketing indispensável, inclusive para acompanhar as mudanças no mercado, que acontecem constantemente.

Tudo o que é novo e desperta curiosidade, tem grande potencial de se tornar um meio de fazer negócio – foi o que aconteceu com a realidade virtual (ou metaverso), que mostrou a construção de universos possíveis no mundo digital. E o marketing incorporou a ideia: utilizando-o como ferramenta de aprendizado, criação de consciência e projeção de estilos de vida, entre outros.

Transformações nos conteúdos

Uma das principais mudanças foi na produção de conteúdo. Materiais próprios, de alta relevância, são considerados a primeira estratégia. Conteúdos diversos, impactantes e que estejam disponíveis abrem portas para novos clientes a partir do conhecimento gerado.

Esse encontro entre marketing e tecnologia remontam as relações de consumo. Em termos gerais, resultados esperados são atingidos quando a experiência do cliente é considerada, e são as ativações da rede, por meio de conteúdos relevantes que influenciam as decisões de compra.

Nas redes sociais

Ter um perfil nas redes sociais já não é mais uma escolha pessoal. Se uma marca deseja conversar com seus clientes e consumidores, a presença no mundo digital é extremamente necessário. As redes sociais se tornaram o elo mais forte entre empresa e cliente.

As plataformas digitais não estão mais sendo usadas somente como um balcão de vendas. Além das propagandas, algumas marcas já entenderam a importância de um bom conteúdo e publicações que conversem com seu público.

A exemplo dessas mudanças, temos o Big Data, uma das ferramentas usadas para analisar os dados coletados. Ele é um grande resultado dessa transformação digital e tecnológica, e quem a capacidade de coletar informações e dados na internet em grande número, algo impossível de ser feito manualmente.

Assim, analisando o comportamento dos usuários, uma organização ou marca consegue identificar estratégicas que atendam as necessidades dos mesmos. Essas novas ferramentas tecnológicas resultam em tomadas de decisões assertivas, por isso, é imprescindível que as marcas adequem as estratégias conforme suas necessidades e o momento de seu negócio.