Big Data, inteligência virtual, Metaverso… Esses nomes são bem conhecidos e fazem parte da realidade do mundo de hoje. A revolução tecnológica trouxe muitas novidades e, com elas, a mudança de hábitos e comunicação foram totalmente transformadas.
O cinema não ficou de fora desse movimento hiperconectado – surgiram as famosas plataformas de straming, efeitos especiais dentro e fora dos filmes e desde que era digital começou, ele conta a história e tenta prever o futuro desse universo.
Leia mais: 8 passos para montar uma equipe de análise de dados
Para você que deseja entender a revolução tecnológica e também adora maratonar obras cinematográficas, separamos 6 filmes imperdíveis para entender esse movimento futurístico. Confira!
Blade Runner: o caçador de Android
Um clássico “cult” que retrata a vida de um caçador de androides num futuro onde homens e máquinas começam a se confundir uns com os outros. O filme se passa em Los Angeles, no início do século 21. A história traz a problemática do que significa ser humano em um contexto dominado pela inteligência artificial.
A rede social
O filme é uma ótima oportunidade de entender um pouco sobre a história de Mark Zuckerberg e a idealização da principal ferramenta de interação virtual que temos hoje. O filme mostra como foi o processo de criação da rede, envolvendo não só Zuckerberg, mas os outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin.
Trilogia Matrix
Os filmes contam a saga de Neo, um programador e hacker nas horas vagas, que é recrutado por um grupo de rebeldes contra a dominação das máquinas. Ao sair da “matrix”, ele descobre que vivia, até então sem conhecimento, numa realidade assustadora. Os filmes trazem reflexões e discussões por vezes extremamente filosóficas, sobre o conceito de realidade simulada.
O Jogo da Imitação
Baseado em fatos reais, o filme conta a história do matemático Alan Turing – que ficou conhecido como o pai da informática. O matemático comandava uma seleta equipe com a missão de decifrar o código do Enigma durante a 2ªGuerra Mundial, sistema criptográfico usado pelas forças alemãs para transmitir mensagens. Alan criou a A Máquina de Turing e o conceito de algoritmo, a base de toda tentativa de programar um computador.
Her
Um escritor que se apaixona por um sistema operacional com inteligência artificial. O filme trata sobre como os relacionamentos entre as pessoas funcionam em um momento em que a tecnologia se consolida como parte da existência humana.
Eis Os Delírios do Mundo Conectado
O russo Werner Herzog investiga neste documentário a nossa dependência da internet, e vai atrás dos efeitos provocados pela web. O documentário é dividido em dez pequenos capítulos, e também conta parte da história da internet – desde sua primeira mensagem, enviada em 1969, até os avanços mais atuais em 2016.